Uma homenagem ao Rei do Forró Temperado

Zelito manteve viva a chama do forró. Além de um artista talentoso, ao criar o Forró Temperado, ele conseguiu mesclar influências e estilos diferentes, como Rock e MPB, sem perder a essência do que faz o ritmo ser tão gostoso.

Da Redação

Crédito: Clarice Miranda

 

O São João está chegando e a Bahia se prepara para muito forró! Escolha sua camisa xadrez e a bota para uma celebração especial, em 2023 nossa festa irá homenagear um artista que ainda faz muita gente arrastar o pé pelo salão: Zelito Miranda!

Zelito manteve viva a chama do forró. Além de um artista talentoso, ao criar o Forró Temperado, ele conseguiu mesclar influências e estilos diferentes, como Rock e MPB, sem perder a essência do que faz o ritmo ser tão gostoso. Seu movimento inovador abriu caminho para que uma nova geração de artistas também pudessem experimentar com o gênero, trazendo ainda mais brilho à já rica cena musical da Bahia. 

Com um importante papel no legado da música baiana, Zelito e sua esposa, Telma Miranda, fundaram a segunda produtora de áudio da Bahia, o Studio Corsário. O estúdio foi essencial para que mais artistas de ritmos como o axé e o samba conseguissem produzir e registrar as suas músicas, evitando se deslocar para o Sudeste, contribuindo com a popularização destes estilos. 

Durante o período das festas juninas, neste portal você também poderá conferir uma série de matérias especiais sobre Zelito. Apresentaremos passagens importantes da vida do cantor, como a sua transição definitiva para o forró, a produção artística, além da música e depoimentos de artistas que tiveram a chance de colaborar com este grande forrozeiro!

O Governo do Estado vai espalhar a alegria junina pela Bahia, mostrando toda nossa força e diversidade cultural. E ainda tem mais! 

Durante as festividades, você irá fazer parte das homenagens através das decorações temáticas e dos shows em diversos espaços, incluindo os palcos em Salvador - no Pelourinho e no Parque de Exposições - que receberão uma programação intensa, dedicada a Zelito Miranda e sua contribuição para o forró.

O que não vai faltar é muita festa e música boa! Vem com a gente que o São João da Bahia tá bom demais!