O forró mais temperado do brasil

O São João da Bahia esse ano tem um sabor especial! Nossa festa vai homenagear o rei do Forró Temperado, Zelito Miranda, com muita música boa pra você arrastar o pé. É sucesso atrás de sucesso nos vários palcos espalhados pelo estado!

O nosso arraial em 2023 está de cara nova!

Mantendo vivo o legado de Zelito, a festa vai ser um verdadeiro Mexe Mexe, bem do jeito que ele gosta. Tem forró tradicional, pé de serra, forró universitário, tem forró para os românticos e para os festeiros. O que não tem é motivo para ficar em casa!

O que deixa o tempero do São João da Bahia especial é você com a gente, então não se avexe e aproveite a festa em uma das mais de 200 cidades que o Governo do Estado vai estar coladinho durante os festejos juninos!

Título Forró do Zelito Miranda

Foto: Andrews

O sertanejo e a vocação para ser artista

A carreira de Zelito é tão rica e cheia de mudanças que não tinha como ele resultar em algo diferente! Com a veia artística bem forte, esse baiano retado de Serrinha começou a tocar seu primeiro instrumento aos 8 anos, na fazenda de seus pais, e aos 17 veio estudar na capital.

Pois de tudo essa figura já fez! Foi artista plástico, ator, diretor, escritor, até fincar de vez seus pés na música. Escreveu peças teatrais em formato de cordel e levou um pouco da cultura nordestina para vários cantos do país, sempre reforçando o orgulho por sua terra e mostrando que o nosso matuto tinha de melhor!

Rodando pelos palcos de teatros do Brasil e da Europa, quanto mais Zelito se afastava, mais sentia saudade do Nordeste, o que acabou refletindo nos seus próximos trabalhos.

Afinal, o que tem nesse Forró Temperado?

Mas não acabou por aí! Foi focando o seu talento na música e rodando a Bahia fazendo muita festa de São João que os amigos e admiradores viram que ele trazia um tempero diferente em cada apresentação, e o incentivaram a seguir com o ritmo.

Demorou para Zelito arredar o pé! Ele sempre curtiu muito rock e MPB, e achava que forró não era pra ele, mas então a semente já estava plantada e daí nasceu o Forró Temperado! O álbum veio em 1991, mas aí o apelido de “Rei do Forró Temperado” já tinha ganhado a boca do povo.

De lá pra cá, suas músicas animaram muitas festas, mostrando o que Zelito tinha de melhor: o talento nato para ser um forrozeiro junto com a pitada de outros ritmos, acordes e melodias, que só podiam resultar num som pra não deixar nenhum salão parado!

Foto: Tadeu Miranda

Foto: Clarice Miranda

Zelito, Forró e São João: a combinação perfeita!

Junto de outras figuras inconfundíveis do Nordeste, Zelito Miranda é a cara e a voz do São João! E esse tal de Forró Temperado vai continuar firme e forte através da legião de forrozeiros e forrozeiras que se inspiram nele.

Para homenagear um artista tão único, estamos fazendo uma festa à sua altura. Viva Zelito Miranda! Viva o forró e viva o Nordeste!